Sumário ↓
APRESENTAÇÃO
Jesus Cristo como revelação plena do nome divino na Nova Aliança
Capítulo 01
TESE CENTRAL
O Novo Testamento concentra em Jesus Cristo a revelação salvadora do nome do Deus único. Jesus declara ter manifestado o nome do Pai (João 17:6,26); recebe por determinação divina o nome ligado à salvação (Mateus 1:21); é confessado como Senhor na aplicação de profecias dirigidas ao único Deus (Romanos 10:9-13; Filipenses 2:9-11); e seu nome é o nome invocado na pregação, no batismo e na vida da Igreja apostólica (Atos 2:38; 4:12; Colossenses 3:17).
A questão não é afirmar que os patriarcas usavam antecipadamente a forma “Jesus” antes da encarnação. A questão é reconhecer que, no Novo Testamento, o Deus invisível se torna conhecido em Cristo e que o nome de Jesus passa a concentrar a salvação, o senhorio, a invocação e a autoridade da Nova Aliança. Essa leitura preserva Pai, Filho e Espírito Santo como linguagem bíblica sem transformá-los em três deuses ou três nomes divinos concorrentes.
Capítulo 02
PERGUNTA CENTRAL
Se há um só Deus e se Jesus veio manifestar o Pai, qual nome a Igreja apostólica invocou quando anunciou salvação, batizou, orou, curou e confessou o Senhor? E como Mateus 28:19, João 17, Atos e as cartas apostólicas se harmonizam nessa revelação?
Capítulo 03
TESTAMENTO
O ponto de partida: na Bíblia, o nome revela identidade, autoridade e presença. Falar do nome de Deus no Novo Testamento exige mais do que procurar uma sequência de letras. Nas Escrituras, o nome está ligado à identidade de quem se revela, à autoridade com que age e à relação que estabelece com seu povo. Deus declara: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome” (Isaías 42:8), e também promete: “o meu povo saberá o meu nome” (Isaías 52:6). O nome, portanto, não é um detalhe periférico; ele acompanha a revelação do próprio Deus. Êxodo 3:14-15, Salmos 20:7 e Provérbios 18:10 mostram o mesmo princípio: conhecer o nome do Senhor significa reconhecer quem ele é, confiar nele e submeter-se à sua autoridade.
O Novo Testamento não abandona essa lógica; ele a concentra na revelação de Deus em Cristo. Jesus afirma ao Pai: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste” (João 17:6) e, ao final da mesma oração, declara: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais” (João 17:26). Isso mostra que a missão de Jesus inclui tornar o Pai conhecido. A manifestação do nome não consiste apenas em pronunciar uma designação que Israel jamais tivesse ouvido, porque os discípulos já conheciam as designações tradicionais de Deus. O ponto é que, em Jesus, a identidade, o caráter, a autoridade e a salvação do Deus invisível se tornam plenamente conhecidos.
Essa conclusão é confirmada quando o próprio Jesus responde ao pedido de Filipe: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). O versículo seguinte explica que “o Pai, que está em mim, é quem faz as obras” (João 14:10). Paulo segue a mesma direção ao chamar Cristo de “imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15), afirmar que a glória de Deus é conhecida “na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6) e declarar que nele “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). Assim, o nome revelado não pode ser separado da pessoa em quem Deus se torna conhecido.
É importante, porém, formular a questão com precisão. O Novo Testamento não ensina que os patriarcas pronunciavam o nome “Jesus” antes da encarnação, nem que toda ocorrência antiga do nome divino deva ser substituída mecanicamente por essa forma. O que ele mostra é algo mais definido: a revelação salvadora e plena do Deus único chega ao seu centro em Jesus Cristo. Por isso, as passagens sobre salvação, batismo, perdão, oração, pregação, autoridade e invocação passam a convergir para o nome de Jesus (Atos 2:38; Atos 4:12; Colossenses 3:17).
Capítulo 04
LEITURA NO CONJUNTO BÍBLICO
O Antigo Testamento anuncia que o povo conheceria o nome do Senhor (Isaías 52:6; Zacarias 14:9). O Novo Testamento apresenta Jesus como aquele que manifesta o nome do Pai e torna visível o Deus invisível (João 17:6,26; João 14:9-10; Colossenses 1:15). A pergunta central, portanto, não é apenas “qual palavra foi pronunciada?”, mas “em quem o único Deus se deu a conhecer de modo definitivo?”.
Capítulo 02
JESUS: O NOME DADO PARA SALVAR
O próprio céu estabelece o nome e liga esse nome diretamente à obra salvadora de Deus. O primeiro dado decisivo do Novo Testamento é que o nome “Jesus” não nasce de escolha familiar, preferência cultural ou decisão humana. O anjo diz a José: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). A mesma determinação é dada a Maria: “e chamarás o seu nome Jesus” (Lucas 1:31). Portanto, o nome é recebido por ordem divina e sua explicação é imediatamente ligada à salvação. O Novo Testamento quer que o leitor associe o nome de Jesus à ação salvadora do próprio Deus.
Essa ligação ganha peso quando é comparada com a confissão profética de que somente o Senhor salva. Deus declara: “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador” (Isaías 43:11). Oséias 13:4 repete que Israel não deveria conhecer outro Deus, “porque não há Salvador senão eu”. No nascimento de Cristo, porém, os anjos anunciam: “vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11). O Novo Testamento não cria dois salvadores, um divino e outro inferior. Ele apresenta a salvação do único Deus tornando-se concreta na pessoa e no nome de Jesus.
Por isso Pedro pode dizer diante das autoridades: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). O contexto é explícito: o nome em questão é o de Jesus Cristo de Nazaré, aquele que fora crucificado e a quem Deus ressuscitou (Atos 4:10). A exclusividade que o Antigo Testamento atribui ao Senhor como Salvador aparece, no anúncio apostólico, concentrada no nome de Jesus. Atos 10:43 acrescenta que “por seu nome” recebem perdão os que creem nele; 1 João 2:12 relaciona o perdão dos pecados ao “seu nome”.
Isso não significa transformar o nome em fórmula sonora com poder independente da pessoa. A Escritura não trata “Jesus” como palavra mágica. O nome é eficaz porque identifica aquele em quem Deus realizou a salvação. Em Atos 19:13-17, homens tentam usar o nome de Jesus sem verdadeira submissão ao Senhor e são desmascarados. O episódio mostra justamente que pronunciar sílabas não substitui fé, obediência e relação com Cristo. O poder do nome está na identidade e autoridade daquele que o possui.
Assim, quando o Novo Testamento apresenta “Jesus” como o nome dado para salvar, ele não reduz Deus a um rótulo; ele revela onde a salvação divina deve ser buscada. Mateus 1:21 explica o nome pela missão; Atos 4:12 declara sua exclusividade para a salvação; Atos 10:43 liga o perdão a esse nome. O nome de Jesus é o nome salvador pelo qual o Deus único se aproxima dos homens na Nova Aliança.
Capítulo 06
FUNDAMENTO BÍBLICO
Isaías 43:11 afirma que fora do Senhor não há Salvador; Mateus 1:21 determina o nome Jesus porque ele salvará; Lucas 2:11 chama o nascido de Salvador e Senhor; Atos 4:12 declara que não há outro nome dado entre os homens para salvação. A progressão bíblica une a exclusividade do Salvador divino à revelação salvadora em Jesus.
Capítulo 03
“MANIFESTEI O TEU NOME”: JESUS REVELA O PAI
João 17 mostra que a revelação do nome do Pai acontece na própria missão e pessoa de Cristo. Na oração registrada em João 17, Jesus declara: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste” (João 17:6). Mais adiante, afirma: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome e lho farei conhecer mais” (João 17:26). Essas palavras são centrais porque mostram que revelar o nome do Pai não era uma tarefa paralela ao ministério de Jesus; fazia parte do próprio objetivo de sua manifestação. O Filho veio tornar o Pai conhecido, não apenas transmitir informações sobre alguém distante.
O Evangelho de João explica como essa manifestação acontece. No prólogo, “o Verbo era Deus” e depois “o Verbo se fez carne” (João 1:1,14). João 1:18 conclui que aquele que está na posição singular de revelação “o revelou”. Mais tarde, diante do pedido de Filipe - “mostra-nos o Pai” - Jesus responde: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). A resposta seria inadequada se Jesus estivesse apenas apontando para outro ser divino ausente. O argumento é que o Pai invisível se dá a conhecer naquele que está diante dos discípulos.
João 14:10 reforça a mesma verdade: “o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”. Paulo descreve essa realidade dizendo que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Coríntios 5:19). Colossenses 2:9 acrescenta que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Três afirmações se unem: o Pai está em Cristo, Deus está em Cristo e toda a plenitude da Divindade habita corporalmente nele. A manifestação do nome do Pai, portanto, é inseparável da manifestação do próprio Pai em Cristo.
A palavra “nome” pode incluir caráter, autoridade e reputação, mas isso não enfraquece a conclusão; ao contrário, torna-a mais profunda. Jesus não apenas pronuncia o nome de Deus: ele mostra quem Deus é. Suas obras revelam a compaixão de Deus; seu ensino revela a verdade de Deus; seu perdão revela a graça de Deus; sua autoridade revela o senhorio de Deus; sua entrega revela o amor de Deus (João 5:19; João 10:37-38; João 14:10-11). O nome é manifestado porque Deus é reconhecido em sua manifestação humana.
Por essa razão, dizer que o nome de Deus é revelado em Jesus não significa afirmar que “Pai” perdeu significado. Pai continua identificando Deus em sua eternidade, origem e invisibilidade. Filho identifica a manifestação humana nascida de Maria (Lucas 1:35). O ponto é que o Pai não possui uma revelação salvadora concorrente ao nome de Jesus. Quem conhece verdadeiramente Jesus conhece o Pai que nele se revelou (João 8:19; João 12:44-45; João 14:7-10).
Capítulo 08
TESE CENTRAL
João 17 não apresenta Jesus como alguém que apenas informa aos discípulos um nome externo. Ele declara ter manifestado e dado a conhecer o nome do Pai. João 14 explica essa manifestação: ver Jesus é ver o Pai revelado; o Pai está nele e realiza as obras. Assim, a revelação do nome e a revelação da identidade divina convergem em Cristo.
Capítulo 04
O NOME ACIMA DE TODO NOME
Filipenses 2 liga o nome de Jesus à honra e ao senhorio que as profecias atribuem ao único Deus. Filipenses 2:9-11 é uma das passagens mais fortes sobre o lugar do nome de Jesus na fé apostólica. Depois de descrever a humilhação de Cristo até a morte de cruz, Paulo declara que Deus “lhe deu um nome que é sobre todo o nome”, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho e toda língua confesse que “Jesus Cristo é o Senhor”. A ênfase não está numa promoção de um homem comum à condição de um segundo deus, mas na exaltação pública daquele em quem Deus se manifestou e por meio de quem realizou a redenção.
A linguagem de Paulo ecoa diretamente Isaías 45:22-23. Ali o próprio Senhor declara: “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”, e logo acrescenta que diante dele “se dobrará todo joelho” e “jurará toda língua”. Filipenses aplica essa honra a Jesus: ao nome de Jesus se dobra todo joelho e toda língua confessa seu senhorio. A relação é decisiva. Paulo não imagina que a honra exclusiva do Deus de Isaías tenha sido transferida a um ser estranho; ele reconhece em Jesus a revelação do mesmo senhorio divino.
Esse padrão aparece em outros lugares. Hebreus 1:4 fala do nome excelente associado à exaltação do Filho; Efésios 1:20-21 coloca Cristo acima de “todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia”; Atos 2:36 conclui a pregação de Pedro afirmando que Deus fez a Jesus, crucificado, “Senhor e Cristo”. A humanidade rejeitada foi exaltada, mas o senhorio que se manifesta nela não cria um segundo Deus. O Novo Testamento mantém a confissão de um só Deus (Marcos 12:29; 1 Timóteo 2:5) enquanto coloca Jesus no centro da honra, da invocação e da submissão que pertencem ao Senhor.
É por isso que Atos 4:12 pode dizer que nenhum outro nome foi dado para salvação; Romanos 10:9 exige confessar “Jesus como Senhor”; 1 Coríntios 1:2 descreve os cristãos como aqueles que “invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. O nome acima de todo nome não é apenas um título honorífico para ser admirado; é o nome pelo qual a comunidade cristã identifica seu Senhor, recebe salvação e expressa lealdade. A frase “nome acima de todo nome” também impede reduzir Jesus ao papel de simples mensageiro. Um mensageiro pode agir em nome de quem o enviou, mas não recebe legitimamente a adoração universal, a confissão universal de senhorio e a invocação salvadora reservadas a Deus. A lógica de Filipenses 2, lida com Isaías 45, conduz à conclusão de que o nome de Jesus é a forma neotestamentária em que o senhorio do único Deus é confessado na obra redentora.
Capítulo 10
CHAVE DE LEITURA
Isaías 45:22-23 atribui ao único Deus a salvação universal e o dobrar de todo joelho. Filipenses 2:9-11 aplica essa mesma linguagem ao nome de Jesus. A confissão “Jesus Cristo é o Senhor” não acrescenta outro Deus; reconhece o senhorio divino manifestado no Cristo exaltado.
Capítulo 05
MATEUS 28:19: UM NOME, TRÊS DESIGNAÇÕES
O mandamento de Jesus usa “nome” no singular e deve ser lido junto da prática apostólica registrada em Atos. Mateus 28:19 é frequentemente apresentado como se contivesse três nomes. O texto, porém, diz: “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. A palavra “nome” está no singular. Pai, Filho e Espírito Santo aparecem como designações dentro da única revelação divina, mas o versículo não fornece três nomes próprios. Isso por si só já exige cuidado: não se deve transformar três formas bíblicas de referência em três deuses, nem supor automaticamente que o mandamento tenha sido dado como uma lista de três fórmulas independentes.
O próprio contexto da conclusão de Mateus ajuda a leitura. Jesus declara: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18) e, depois do mandamento, promete: “e eis que eu estou convosco todos os dias” (Mateus 28:20). A autoridade para fazer discípulos, batizar e ensinar está concentrada no Cristo ressuscitado. O mandamento do verso 19 não desloca essa centralidade; ele a coloca dentro da revelação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Lucas registra a mesma comissão com outra formulação: Jesus diz que “em seu nome” seriam pregados o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações (Lucas 24:47). Marcos 16:17, em sua forma tradicional, também relaciona os sinais dos discípulos ao “meu nome”. João 20:31 afirma que os sinais foram registrados para que, crendo, os leitores tenham vida “em seu nome”. Assim, a missão universal dos discípulos é repetidamente vinculada ao nome de Jesus.
A questão decisiva é observar como os apóstolos executaram a ordem. Em Atos 2:38, Pedro ordena o batismo “em nome de Jesus Cristo”. Em Atos 8:16, os samaritanos haviam sido “batizados em nome do Senhor Jesus”. Em Atos 10:48, Pedro manda que Cornélio e os seus sejam batizados “em nome do Senhor”. Em Atos 19:5, discípulos em Éfeso são “batizados em nome do Senhor Jesus”. O padrão é uniforme: a prática apostólica invoca Jesus.
Isso não significa que os apóstolos desobedeceram Mateus 28:19 ou substituiram deliberadamente as palavras de Jesus por outra fórmula. A leitura mais coerente é que eles entenderam o “nome” singular de Mateus à luz da revelação recebida em Cristo. Pai identifica Deus como fonte e origem; Filho identifica a manifestação humana; Espírito Santo identifica Deus em sua presença e operação. O nome concretamente invocado na missão apostólica é Jesus, porque nele o Pai foi revelado e por ele o Espírito é dado (João 14:9-10,26; Atos 2:33,38).
Capítulo 12
ALERTA DE CONTEXTO
Mateus 28:19 não deve ser isolado de Lucas 24:47 e dos relatos de Atos. O mandamento apresenta “nome” no singular; a comissão paralela anuncia remissão “em seu nome”; e a Igreja apostólica batiza repetidamente em nome de Jesus. A prática registrada pelos próprios apóstolos funciona como interpretação histórica da ordem recebida.
Capítulo 06
ATOS: O NOME EFETIVAMENTE INVOCADO
Pregação, batismo, cura, perseguição e salvação giram em torno do nome de Jesus na Igreja apostólica. O livro de Atos permite observar não apenas o que os apóstolos ensinavam, mas como agiam. No Pentecostes, Pedro termina sua proclamação identificando Jesus como “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e responde à multidão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados” (Atos 2:38). Pouco depois, a cura do coxo é realizada com a declaração: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6). O mesmo nome aparece no batismo, na cura e na proclamação pública.
Quando os líderes de Jerusalém interrogam Pedro e João, perguntam: “Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?” (Atos 4:7). Pedro responde que o homem fora curado “em nome de Jesus Cristo, o Nazareno” (Atos 4:10), e então conclui que “nenhum outro nome há” para salvação (Atos 4:12). O raciocínio é contínuo: o nome pelo qual o milagre ocorreu é o nome pelo qual a salvação é anunciada. O Sinédrio percebe essa centralidade e ordena que os apóstolos não falem nem ensinem “no nome de Jesus” (Atos 4:17-18).
A perseguição também confirma qual nome identificava a comunidade. Saulo recebe autorização para prender “todos os que invocavam o teu nome” (Atos 9:14), e Ananias é informado de que Saulo levaria “o meu nome” diante de gentios, reis e filhos de Israel (Atos 9:15). Atos 9:21 descreve os discípulos como os que “invocavam este nome”. Mais tarde, Paulo e Barnabé são chamados de homens que expuseram a vida “pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 15:26). A identidade pública dos cristãos estava inseparavelmente ligada ao nome de Jesus.
O batismo segue o mesmo padrão em diferentes regiões e grupos. Judeus em Jerusalém recebem Atos 2:38; samaritanos são batizados “em nome do Senhor Jesus” (Atos 8:16); gentios na casa de Cornélio recebem a ordem de batizar “em nome do Senhor” (Atos 10:48); discípulos em Éfeso são batizados “em nome do Senhor Jesus” (Atos 19:5). Atos 22:16 ainda associa batismo, lavagem de pecados e invocação do nome do Senhor. Essa repetição não deve ser tratada como detalhe acidental. Atos é o registro da expansão da Igreja desde Jerusalém até o mundo gentílico, e em cada etapa o mesmo nome permanece no centro. O nome efetivamente pregado, invocado, confessado e associado ao batismo apostólico é Jesus. Isso oferece uma base histórica para compreender como a primeira geração cristã leu a revelação do nome de Deus na Nova Aliança.
Capítulo 14
SÍNTESE
Atos 2, 3, 4, 8, 9, 10, 15, 19 e 22 repetem o mesmo eixo: Jesus é o nome invocado na salvação, no batismo, na cura, na missão e na identidade pública da Igreja. A repetição em contextos judaicos, samaritanos e gentílicos mostra que não se tratava de costume local, mas de padrão apostólico.
Capítulo 07
O ESPÍRITO SANTO E O NOME DE JESUS
A promessa do Consolador não introduz outro nome divino concorrente; ela continua a presença do próprio Deus revelado em Cristo. A relação entre o Espírito Santo e o nome de Jesus é explicitada pelo próprio Cristo. Ele promete: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas” (João 14:26). O Espírito vem “em meu nome”, isto é, não estabelece uma identidade religiosa separada da revelação de Jesus. No mesmo discurso, Jesus diz: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18). A promessa do Consolador e a promessa da presença de Cristo se interligam.
Paulo expressa essa unidade de modo ainda mais concentrado em Romanos 8:9-11. No mesmo raciocínio, ele fala do “Espírito de Deus”, do “Espírito de Cristo” e de “Cristo em vós”. O apóstolo não descreve três habitantes divinos distintos dentro do crente. Ele usa designações diferentes para a mesma presença divina que vivifica e pertence a Cristo. Gálatas 4:6 chama essa presença de “Espírito de seu Filho”; Filipenses 1:19 fala do “Espírito de Jesus Cristo”. Efésios 4:4-6 mantém a unidade: “um só Espírito”, “um só Senhor” e “um só Deus e Pai de todos”.
Atos 2 também une nome e Espírito. Pedro anuncia que Jesus, exaltado, recebeu do Pai a promessa do Espírito Santo e derramou aquilo que a multidão via e ouvia (Atos 2:33). Quando os ouvintes perguntam o que fazer, ele responde com arrependimento, batismo “em nome de Jesus Cristo” e promessa do dom do Espírito Santo (Atos 2:38). O nome e o Espírito não pertencem a sistemas paralelos; a mesma obra de Deus se manifesta na exaltação de Jesus, na invocação de seu nome e no derramamento do Espírito.
Essa relação também impede interpretar “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” como três nomes próprios concorrentes. Pai descreve Deus em sua fonte e transcendência; Filho descreve a manifestação humana gerada e enviada; Espírito Santo descreve o próprio Deus presente e operante. João 4:24 afirma que “Deus é Espírito”; Atos 5:3-4 relaciona mentir ao Espírito Santo com mentir a Deus; 2 Coríntios 3:17 declara que “o Senhor é o Espírito”. A diversidade de designações não destrói a identidade do único Deus.
Consequentemente, o Espírito Santo não conduz a Igreja para longe do nome de Jesus. Ele é enviado em nome de Jesus, glorifica Jesus (João 16:14), testemunha de Jesus (João 15:26) e torna real a presença de Cristo no povo. O nome de Jesus permanece o centro da revelação porque o Espírito Santo comunica e aplica a presença do mesmo Deus que se manifestou em Cristo.
Capítulo 16
LEITURA NO CONJUNTO BÍBLICO
João 14:18 e 14:26 colocam lado a lado a volta de Jesus aos discípulos e o envio do Espírito em seu nome. Romanos 8:9-11 usa “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Cristo em vós” no mesmo argumento. A presença do Espírito confirma, em vez de substituir, a centralidade do nome de Jesus.
Capítulo 08
O NOME DO SENHOR APLICADO A JESUS
Os apóstolos usam profecias sobre invocar o nome do Senhor para anunciar a fé e a invocação de Jesus. Uma das demonstrações mais importantes da identidade revelada no nome de Jesus aparece quando o Novo Testamento aplica a ele passagens do Antigo Testamento sobre o nome do Senhor. Joel 2:32 declara: “todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo”. Pedro cita essa promessa no Pentecostes (Atos 2:21) e, ao desenvolver a pregação, identifica Jesus como o Senhor exaltado, concluindo que a casa de Israel deveria saber que Deus fez a esse Jesus “Senhor e Cristo” (Atos 2:36). Em seguida, o arrependimento e o batismo são ordenados em nome de Jesus Cristo (Atos 2:38).
Paulo usa a mesma passagem em Romanos 10. Ele ensina: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus” e creres em seu coração, serás salvo (Romanos 10:9). Depois afirma que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13), citando Joel. O fluxo do argumento mostra que o Senhor invocado pela comunidade cristã é Jesus. Por isso 1 Coríntios 1:2 descreve os santos como “todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. A invocação que no profeta pertence ao nome do Senhor aparece, na Igreja, dirigida a Jesus.
Esse uso apostólico não significa que Paulo tenha abandonado o monoteísmo. No mesmo conjunto de suas cartas, ele afirma que “não há outro Deus, senão um só” (1 Coríntios 8:4), fala de “um só Deus, o Pai” e “um só Senhor, Jesus Cristo” (1 Coríntios 8:6) e declara “um só Deus e Pai de todos” (Efésios 4:6). A distinção entre Pai e a manifestação filial não é multiplicação de deuses. O título “Senhor” aplicado a Jesus insere Cristo na identidade e autoridade do Deus único, especialmente porque textos reservados ao Senhor são empregados para descrevê-lo.
Outro exemplo aparece em Filipenses 2:10-11, que aplica a Jesus a linguagem de Isaías 45:23 sobre todo joelho se dobrar diante de Deus. Atos 7:59 registra Estêvão invocando: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. 2 Coríntios 12:8-9 apresenta Paulo rogando ao Senhor e recebendo resposta suficiente na graça de Cristo. A fé apostólica não trata Jesus como um nome secundário usado apenas por conveniência; ela o invoca como Senhor.
Portanto, quando o Novo Testamento manda crer, confessar e invocar o nome do Senhor, a prática apostólica aponta para Jesus. A promessa profética de salvação no nome do Senhor alcança sua expressão cristológica na invocação do Senhor Jesus. Isso é coerente com a Unicidade: o Deus que prometeu ser o único Salvador revelou sua salvação e seu senhorio em Cristo.
Capítulo 18
FUNDAMENTO BÍBLICO
Joel 2:32 promete salvação a quem invocar o nome do Senhor. Atos 2 aplica a promessa ao anúncio de Jesus; Romanos 10:9-13 liga confissão de Jesus como Senhor à mesma promessa; 1 Coríntios 1:2 identifica os cristãos como aqueles que invocam o nome do Senhor Jesus. O uso apostólico é direto e repetido.
Capítulo 19
IDENTIFICADO
As designações bíblicas descrevem relações e manifestações do único Deus sem exigir três nomes divinos independentes. Uma leitura coerente do nome de Deus precisa distinguir entre “nome” e “designação”. A Bíblia chama Deus de Pai, Senhor, Rei, Santo, Salvador, Espírito e muitos outros títulos, mas esses termos não obrigam a reconhecer vários seres divinos. “Pai” descreve Deus como origem, fonte, autoridade e aquele de quem procede a obra redentora (Malaquias 2:10; João 5:17-19; Efésios 4:6). “Espírito Santo” descreve o próprio Deus em sua natureza espiritual, presença e operação, pois Jesus diz que “Deus é Espírito” (João 4:24) e Pedro identifica mentir ao Espírito Santo com mentir a Deus (Atos 5:3-4).
“Filho”, por sua vez, está ligado à manifestação humana gerada no ventre de Maria. O anjo explica: “o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35). Gálatas 4:4 diz que Deus enviou seu Filho “nascido de mulher”. Hebreus 10:5 recorda a preparação de um corpo. Assim, Filho não precisa ser entendido como nome de outra divindade eterna ao lado do Pai; é a designação messiânica da manifestação humana em que Deus entrou na história.
Essa distinção ajuda a compreender por que Jesus pode falar do Pai e, ao mesmo tempo, declarar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Ajuda também a entender sua resposta a Filipe: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9), seguida da explicação de que o Pai está nele (João 14:10). A humanidade do Filho permite oração, obediência, sofrimento e morte; a Divindade que nele habita permanece o único Deus. 2 Coríntios 5:19 resume: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”.
O Espírito Santo igualmente não precisa ser transformado em um terceiro nome pessoal separado. João 14:26 diz que o Pai enviará o Espírito Santo “em meu nome”. Atos 5:3-4 identifica o Espírito com Deus. 2 Coríntios 3:17 declara: “o Senhor é o Espírito”. Romanos 8:9-11 alterna “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Cristo em vós”. Essas passagens sustentam uma unidade de identidade divina em meio à diversidade de modos pelos quais Deus se relaciona com seu povo.
É nesse contexto que Mateus 28:19 ganha clareza. A expressão “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” não apresenta três nomes próprios; apresenta um só “nome” associado a três designações da revelação divina. Quando Atos mostra os apóstolos batizando em nome de Jesus, não está apagando Pai ou Espírito. Está identificando concretamente o nome revelado na manifestação salvadora. O Pai é revelado em Jesus (João 14:9), o Filho é chamado Jesus (Mateus 1:21) e o Espírito é enviado em nome de Jesus (João 14:26).
Portanto, Pai, Filho e Espírito Santo devem ser preservados como linguagem bíblica, mas não precisam ser convertidos em três nomes divinos independentes. O Novo Testamento mantém um só Deus (Marcos 12:29; 1 Timóteo 2:5), uma única plenitude divina habitando corporalmente em Cristo (Colossenses 2:9) e um único nome salvador proclamado pela Igreja (Atos 4:12). A diversidade da revelação converge na unidade do Deus que se tornou conhecido em Jesus.
Capítulo 20
CHAVE DE LEITURA
Pai identifica Deus em sua transcendência e relação de origem; Filho identifica a manifestação humana nascida; Espírito Santo identifica o próprio Deus presente e operante. O Novo Testamento preserva essas três designações, mas dirige a salvação, a invocação e a missão apostólica para o nome de Jesus.
Capítulo 10
OBJEÇÕES: JESUS É APENAS O NOME DO FILHO?
A resposta precisa distinguir a origem histórica do nome, sua função reveladora e o modo como os apóstolos o utilizaram. Uma objeção comum afirma: “Jesus é apenas o nome do Filho; o Pai possui outro nome, e o Espírito Santo outro”. A primeira parte contém uma verdade que precisa ser preservada: o nome Jesus foi dado à manifestação humana nascida de Maria. Mateus 1:21 e Lucas 1:31 mostram que o menino recebeu esse nome.
Portanto, não é necessário afirmar que o termo “Jesus” era a forma de tratamento usada por Abraão, Moisés ou Davi antes da encarnação. O Novo Testamento, porém, não deixa o nome restrito a uma identificação civil do homem de Nazaré. O próprio motivo do nome ultrapassa uma identificação humana comum: “chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Atos 4:12 declara que nenhum outro nome foi dado entre os homens para salvação. Filipenses 2:9-11 apresenta o nome de Jesus acima de todo nome e aplica a ele a honra universal de Isaías 45. Romanos 10:9-13 liga a confissão do Senhor Jesus à promessa de Joel sobre invocar o nome do Senhor. Assim, o nome dado à humanidade é exatamente o nome em que a identidade salvadora e o senhorio de Deus se tornam conhecidos.
Outra objeção usa João 5:43, onde Jesus diz: “Eu vim em nome de meu Pai”. A expressão pode significar vir na autoridade, missão e representação do Pai; isoladamente, ela não prova que “Jesus” seja simplesmente a forma lexical do nome do Pai. Mas o versículo também não estabelece um segundo nome divino concorrente. Ele deve ser lido com João 14:9-10, em que Jesus diz que quem o vê vê o Pai e que o Pai está nele, e com João 17:6,26, em que afirma ter manifestado o nome do Pai. O conjunto mostra que a autoridade do Pai e sua revelação estão presentes em Cristo.
Também se objeta que “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” são três nomes porque aparecem em Mateus 28:19. Gramaticalmente, o texto diz o contrário: “nome” está no singular, enquanto Pai, Filho e Espírito Santo funcionam como designações. A prática de Atos mostra qual nome os apóstolos invocaram ao batizar: Jesus Cristo ou Senhor Jesus (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5). Se os apóstolos foram comissionados pelo próprio Cristo, sua prática não pode ser tratada como correção da ordem; ela deve ser recebida como compreensão da ordem.
A conclusão, portanto, precisa ser equilibrada: Jesus é de fato o nome dado ao Filho na encarnação, mas o Novo Testamento faz desse nome a revelação central do Deus único na salvação, no senhorio e na invocação apostólica. Não se trata de apagar Pai e Espírito, mas de reconhecer que ambos são conhecidos, comunicados e confessados através da revelação consumada em Jesus Cristo (João 14:9-10,26; Colossenses 2:9; Atos 4:12).
Capítulo 22
RESPOSTA DIRETA
Dizer que Jesus é o nome do Filho é correto quanto à encarnação, mas insuficiente quanto à revelação do Novo Testamento. O mesmo nome é colocado no centro da salvação, da invocação do Senhor, do batismo apostólico e da honra universal. O nome pertence à manifestação humana, mas revela a identidade e a autoridade do Deus que nela habita plenamente.
Capítulo 11
O QUE SIGNIFICA FAZER TUDO EM NOME DE JESUS
O nome é autoridade, pertencimento e representação; não uma fórmula mágica repetida sem fé. Colossenses 3:17 estabelece uma regra abrangente para a vida cristã: “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus”. A expressão mostra que o nome de Jesus não pertence apenas ao momento do batismo. Ele se torna referência para palavras, obras, culto, serviço e conduta. Fazer algo em nome de Jesus significa agir sob sua autoridade, de acordo com sua vontade e como alguém que pertence publicamente a ele. O nome identifica o Senhor a quem o cristão representa.
Jesus aplica esse princípio à oração: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14:13). No verso seguinte ele repete: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:14). João 16:23-24 também coloca a oração ao Pai em relação ao nome de Jesus. Isso não cria competição entre Pai e Filho; ao contrário, o Pai é glorificado no Filho e o acesso acontece por meio da revelação dada em Cristo.
O mesmo nome aparece na comunhão: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Aparece na autoridade sobre enfermidade e opressão: Pedro diz ao coxo “em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:6), e Paulo ordena ao espírito de adivinhação: “Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela” (Atos 16:18). Aparece na pregação, porque os apóstolos são proibidos de ensinar “no nome de Jesus” (Atos 4:18), mas continuam anunciando-o.
Essas passagens mostram que o nome não é um amuleto verbal. Atos 19:13-17 relata homens que tentam instrumentalizar o nome de Jesus sem submissão verdadeira; o fracasso deles demonstra que a autoridade não está em pronunciar uma palavra isolada. O nome representa a pessoa, e agir em seu nome requer ligação real com seu senhorio. Por isso 2 Timóteo 2:19 diz que todo aquele que profere o nome de Cristo deve apartar-se da iniquidade.
A centralidade do nome, então, é prática e doutrinária. O cristão é salvo nesse nome (Atos 4:12), batizado nesse nome (Atos 2:38), ora nesse nome (João 14:13-14), reúne-se nesse nome (Mateus 18:20), serve nesse nome (Colossenses 3:17) e testemunha esse nome (Atos 9:15). O nome de Jesus funciona como a assinatura da revelação de Deus sobre toda a vida da Nova Aliança. Não é uma palavra separada de Deus; é a confissão de quem Deus se revelou ser para nós em Cristo.
Capítulo 24
GUIA DE DISCERNIMENTO
Usar o nome de Jesus biblicamente envolve três elementos inseparáveis: reconhecer a pessoa de Cristo, submeter-se à sua autoridade e agir de modo coerente com sua vontade. A mera repetição verbal sem fé e obediência não corresponde ao padrão apostólico (Atos 19:13-17; Colossenses 3:17; 2 Timóteo 2:19).
Capítulo 25
TESTAMENTO
A convergência das passagens conduz a uma resposta única: a revelação plena do nome divino está centrada em Jesus Cristo. A pergunta “qual é o nome de Deus revelado no Novo Testamento?” não deve ser respondida por uma frase isolada, mas pela convergência de todo o testemunho apostólico. Primeiro, a Bíblia ensina que o nome de Deus expressa identidade, autoridade e presença (Isaías 42:8; Isaías 52:6; Salmos 20:7). Depois, o Novo Testamento mostra Jesus declarando que manifestou e fez conhecer o nome do Pai (João 17:6,26), enquanto afirma que quem o vê vê o Pai e que o Pai está nele (João 14:9-10). A revelação do nome, portanto, acontece na revelação do próprio Deus em Cristo.
Segundo, o nome Jesus é dado por determinação divina e explicado pela salvação: “ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Isso se conecta às declarações do Antigo Testamento de que somente o Senhor é Salvador (Isaías 43:11; Oséias 13:4). Atos 4:12 conclui que não há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos. O nome de Jesus não é um acessório da mensagem; ele identifica o Salvador na realização histórica da redenção.
Terceiro, Filipenses 2:9-11 coloca o nome de Jesus acima de todo nome e aplica a ele a linguagem de Isaías 45:23, onde todo joelho se dobra diante do único Deus. Romanos 10:9-13 cita Joel 2:32 e mostra que invocar o nome do Senhor, na confissão cristã, é confessar e invocar Jesus. 1 Coríntios 1:2 descreve os santos como aqueles que invocam “o nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. O senhorio do Deus único não é abandonado; ele é confessado em Jesus.
Quarto, a comissão de Mateus 28:19 fala de “nome” no singular. A execução apostólica dessa comissão aparece em Atos: judeus, samaritanos e gentios são batizados em nome de Jesus Cristo ou do Senhor Jesus (Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5). Lucas 24:47 já havia resumido a missão como pregação de arrependimento e remissão “em seu nome”. O livro de Atos mostra, portanto, como os apóstolos compreenderam e praticaram a revelação do nome.
Quinto, o Espírito Santo não introduz um nome rival. Ele é enviado em nome de Jesus (João 14:26); Jesus promete sua própria presença ao falar do Consolador (João 14:18); Paulo usa “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Cristo em vós” dentro do mesmo argumento (Romanos 8:9-11). O único Deus que se manifestou em Cristo permanece presente em seu povo pelo Espírito. Por isso, a resposta final pode ser formulada com precisão: no Novo Testamento, Jesus é o nome revelado e invocado no qual o Deus único torna conhecida de forma plena sua identidade salvadora, seu senhorio e sua presença na Nova Aliança. Isso não exige afirmar que os santos do Antigo Testamento pronunciavam antecipadamente o nome Jesus; exige reconhecer que, depois da manifestação em carne, a revelação chegou ao seu centro. O Pai é conhecido em Jesus, o Filho traz o nome Jesus e o Espírito é enviado em nome de Jesus.
A Igreja apostólica salva, batiza, ora, prega e vive nesse nome. A visão final de Apocalipse oferece uma síntese significativa: fala do “trono de Deus e do Cordeiro”, mas em seguida diz que os servos “verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome” (Apocalipse 22:3-4), no singular. A linguagem harmoniza com Zacarias 14:9: “naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome”. A revelação bíblica termina não com vários deuses ou nomes concorrentes, mas com o governo do único Senhor. Para a Igreja do Novo Testamento, esse Senhor é confessado e conhecido em Jesus Cristo.
Capítulo 26
RESPOSTA DIRETA
O nome de Deus revelado no Novo Testamento é Jesus Cristo no sentido revelacional e salvador: é o nome dado pelo céu, o nome em que há salvação, o nome invocado no batismo apostólico, o nome do Senhor confessado pela Igreja e o nome em que o Pai é conhecido e o Espírito é enviado. Pai, Filho e Espírito Santo não são três deuses com três nomes rivais; convergem na revelação do único Deus em Cristo.
Capítulo 27
CENTRAIS
Esta página final reúne as passagens centrais em blocos temáticos para facilitar nova leitura e conferência do argumento. Elas não substituem o desenvolvimento dos capítulos; funcionam como mapa de consulta.
Capítulo 28
O NOME E A REVELAÇÃO DE DEUS
Êxodo 3:14-15; Isaías 42:8; Isaías 43:10-11; Isaías 52:6; Zacarias 14:9; Salmos 20:7; Provérbios 18:10.
Capítulo 29
O NOME JESUS E A SALVAÇÃO
Mateus 1:21; Lucas 1:31; Lucas 2:11; Atos 4:10-12; Atos 10:43; 1 João 2:12.
Capítulo 30
JESUS MANIFESTA O PAI
João 1:1,14,18; João 8:19; João 12:44-45; João 14:7-11; João 17:6,26; 2 Coríntios 4:6; 2 Coríntios 5:19; Colossenses 1:15; Colossenses 2:9.
Capítulo 31
O NOME ACIMA DE TODO NOME
Isaías 45:22-23; Filipenses 2:9-11; Efésios 1:20-21; Hebreus 1:4; Atos 2:36.
Capítulo 32
COMISSÃO E BATISMO APOSTÓLICO
Mateus 28:18-20; Lucas 24:46-47; Atos 2:38; Atos 8:16; Atos 10:48; Atos 19:5; Atos 22:16.
Capítulo 33
O NOME NA MISSÃO DA IGREJA
Atos 3:6; Atos 4:7-18; Atos 9:14-15,21; Atos 15:26; Atos 16:18; Colossenses 3:17.
Capítulo 34
O ESPÍRITO E A PRESENÇA DE CRISTO
João 14:16-18,26; João 15:26; João 16:13-14; Atos 2:33,38; Romanos 8:9-11; 2 Coríntios 3:17; Gálatas 4:6; Filipenses 1:19.
Capítulo 35
INVOCAR O NOME DO SENHOR
Joel 2:32; Atos 2:21,36-38; Romanos 10:9-13; 1 Coríntios 1:2; Atos 7:59.
Capítulo 36
UNICIDADE E REVELAÇÃO FINAL
Deuteronômio 6:4; Marcos 12:29; 1 Coríntios 8:4-6; Efésios 4:4-6; 1 Timóteo 2:5; Apocalipse 22:3-4.
Capítulo 37
SÍNTESE FINAL
Um só Deus, uma só revelação salvadora e um só nome invocado pela Igreja apostólica: Jesus Cristo. O Pai é revelado nele, o Filho recebe esse nome na encarnação e o Espírito Santo é enviado em seu nome. A leitura conjunta de João, Atos, Romanos e Filipenses sustenta essa convergência.

Participação dos leitores
Comentários
Envie sua consideração ou pergunta. Todos os comentários passam por moderação antes de aparecerem publicamente.